Filmes sobre educação para você se inspirar!

1501866724565493

 

Olá professor o Programa Inspira separou, especialmente pra você, alguns filmes nota máxima que são voltados à Educação e que se você ainda não viu, não pode deixar de assistir!!!

Sem mais delongas, vamos ao primeiro filme da lista:

1. Quando sinto que já sei

Quando sinto que ja sei

Este filme mostra como a escola tem um papel importante na construção do caráter de muitos jovens, mas ao mesmo tempo também nos mostra que as instituições de ensino não podem repreender a criatividade e personalidade de cada um dos alunos. Os diretores investigaram iniciativas em oito cidades brasileiras e colheram depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais da área. O filme trata sobre a necessidade de mudanças no modelo tradicional de aprendizagem que temos atualmente.

2. Sociedade dos poetas mortos

5.0.2

O filme conta a história de um ex aluno da Welton Academy, uma escola tradicional preparatória, que volta à sua antiga escola, porém desta vez, para ser o novo professor de literatura. Seus métodos de ensino e incentivos vão contra os valores conservadores da escola e isso, cada vez mais,  motiva seus alunos a contestarem, refletirem e a se tornarem pensadores livres.

3. A onda

A Onda

O filme conta a história de um professor do Ensino Médio que ao assumir um curso sobre autocracia, decide proporcionar uma experiência prática, aos seus alunos, que explique os mecanismo de fascismo e poder.  Com exercícios de disciplina, os alunos logo passam a aceitar as ordens dadas pelo professor, assim como na época de Hitler. Os estudantes, então, se unem em um movimento que eles intitulam A Onda. A simulação, que deveria acontecer apenas na sala de aula, toma as ruas da cidade, e se torna cada vez mais violenta. Quando o professor percebe que sua explicação está saindo do controle, ele decide mostrar aos alunos que nada daquilo é real, mas pode ser tarde demais para isto.

4. O homem que viu o infinito

O Homem que viu o infinito

O filme conta a história real de Srinivasa Ramanujan, um indiano pobre e sem muitas possibilidades de sucesso, mas que conseguiu, por conta própria, ir atrás de seus sonhos e com isso fez grandes revoluções na Matemática. Neste percurso, Srinivasa enfrentou o preconceito e muitas dificuldades em seu caminho de vitória.

5. Treino para a vida

Treino para a Vida

O filme conta a história do treinador de basquete Ken Carter que tem um tratamento rigoroso com seus alunos e que os impedem de jogar, estando com notas baixas nas demais matérias.  Este filme mostra muito bem a diferença entre “fazer o que se gosta” e “fazer o que é preciso ser feito” para então ser recompensado com algo prazeroso.

6. Pro dia nascer feliz

Pro dia nascer feliz

Adolescentes de locais variados e de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola. O documentário mostra as situações que os adolescentes brasileiros enfrentam no precário sistema de educação público do país, envolvendo das mais variadas questões.

7. Além da sala de aula

Além da sala de aula

Baseado em fatos reais, o filme narra a trajetória e os desafios enfrentados por uma professora recém-formada que inicia seus trabalhos em uma escola improvisada em um abrigo levando seus conhecimentos para crianças de rua, dos Estados Unidos, e fazendo a diferença na vida de cada uma.

8. Sementes do nosso quintal

Documentário mostra o cotidiano da escola infantil Te-Arte, da qual a cineasta é ex-aluna.

A infância é o tema central do documentário, que foca no cotidiano de uma escola infantil inovadora que tem o objetivo principal de estimular a criatividade das crianças, através de música, arte, conflitos, evolução, magia e cultura. O filme retrata o a metodologia da idealizadora Thereza  Pagani e nos revela o potencial da estrutura infantil de forma verdadeira e sensível.

9. Quando tudo começa

Quando tudo começa

Em meio a miséria e a indiferença do governo francês, um professor de rede pública se envolve com as situações vividas pelas famílias de seus alunos e protesta contra o sistema político-social do país.

10. Paulo Freire – Contemporâneo

Paulo Freire – Contemporâneo

Um documentário encantador com entrevistas de familiares, pedagogos e o próprio Paulo Freire, apresentando o pensamento e a atemporalidade do método de alfabetização do educador.

11. Tarja branca

Tarja branca

Os remédios tarja preta parecem ser a cura imediata para ansiedade, insegurança, medo e depressão. Mas o que aconteceria se colocássemos uma dose de tarja branca no nosso dia a dia? Tratado com seriedade, o documentário aborda o conceito de “espírito lúdico” e o convida para a reflexão do desenvolvimento da natureza humana.

12. Entre os muros da escola

Entre os muros da escola

O filme é baseado no livro homônimo de François Bégaudeau, que é protagonista da narrativa, e trata sobre o cotidiano de uma escola, da periferia de Paris, que simboliza a diferença cultural presente na França contemporânea. François é um professor de língua francesa, do ensino médio, que busca formas para se aproximar de seus alunos asiáticos, africanos, árabes, franceses, que vivem conflitos por suas diferenças sócio-culturais.

13. Mitã.

Mitã

Infância, educação, espiritualidade, tradição e cultura da se misturam nessa encantadora narrativa, inspirada pelos pensamentos de Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio.

14. Corrida para lugar nenhum

Corrida para lugar nenhum

O documentário retrata como a pressão da escola e da família em relação aos sucesso dos jovens podem ter consequências severas e acarretar em traumas psicológicos irreversíveis. O filme faz uma crítica à cultura da competitividade e da alta performance vigente na educação dos Estados Unidos.

15. Escritores da liberdade

Escritores da liberdade

Em um contexto social problemático e violento, Erin Gruwell, uma jovem professora que trabalha em uma escola situada num bairro periférico dos Estados Unidos, ensina seus alunos valores de tolerância e disciplina, promovendo uma reforma educacional na comunidade e na vida de seus alunos.

16. Ser e ter

Ser e ter

O documentário mostra a rotina de uma escola no interior da França em que crianças de várias idades dividem a mesma sala de aula, modelo educativo comum na região. Além de ressaltar a influência do educador na formação dos alunos, “ser e ter” abre a mente para as diversas possibilidades de educação.

17. Esperando pelo super homem

Esperando pelo super somem

O documentário revela os problemas do sistema educacional público dos Estados Unidos e retrata a busca incessante dos educadores por uma saída e melhorias, mesmo dentro de um sistema problemático.

18. A educação proibida

A educação proibida

O documentário argentino, produzido de forma independente em 2012, questiona o modelo de escolarização atual e propõe um novo modelo educativo, mostrando diversas experiências de ensino não convencionais e inovadoras. A ideia é incentivar que se repense as metodologias padrões, valorize a diversidade educativa, a liberdade pedagógica e curricular.

19. O substituto

O substituto

Henry Barthes é um professor brilhante com um verdadeiro talento para se conectar com seus alunos. Em outro mundo, ele seria um herói para sua comunidade. Mas, assombrado por um passado conturbado, ele escolhe ser professor substituto – nunca na mesma escola por mais de algumas semanas, para não ter um envolvimento maior com os alunos ou colegas. Quando uma nova missão o coloca numa decadente escola pública e o isolado mundo de Henry é exposto por três mulheres que mudam a sua visão sobre a vida: uma estudante, uma professora e uma adolescente fugitiva.

20. A voz do coração

A voz do coração

Ao receber a notícia do falecimento de sua mãe, o reconhecido maestro Pierre Morhange volta para casa. Lá, ele recorda lendo as páginas de um diário mantido por seu antigo professor de música, Clément Mathieu, que foi muito importante e influente para que o pequeno Pierre descobrisse seu verdadeiro talento.

Espero que gostem dos filmes e até o próximo post! 🙂

 

Por Lia Vicente

Fonte: Guia da Semana

Conheça um pouco sobre a EvoBooks