10 tecnologias gratuitas que podem auxiliar na sala de aula

tecnologia

Os professores atuais estão lecionando para uma geração que já “nasceu” conectada. Hoje em dia, uma grande parcela das crianças e adolescentes fazem uso da tecnologia cotidianamente, senão durante quase todo o dia. Para manter essa turminha atenta, é preciso fazer verdadeiros malabarismos! Sabendo que seu tempo como educador é precioso, separamos alguns programas interessantes e gratuitos que você pode utilizar, seja para enriquecer suas aulas, seja para organizar-se melhor:

1. Google Classroom

Criado para auxiliar os docentes a organizarem-se melhor e para otimizar as aulas, o Google Classroom é uma plataforma que permite ao educador comunicar-se com seus alunos e também com outros professores em tempo real com facilidade, bem como criar e distribuir tarefas aos alunos.

Basta acessar: https://classroom.google.com/

2. Com8s

Compartilhar arquivos diversificados com alunos e colegas de trabalho: este é o objetivo do Com8s. Por meio deste sistema, é possível organizar suas turmas por grupos e até mesmo compartilhar arquivos e dialogar com alunos individualmente ou em turmas em tempo real. Também há a possibilidade de adicionar gadgets – complementos – para que você organize seu espaço do modo como desejar.

Esta é uma ferramenta online que pode ser acessada através do link: http://www.baixaki.com.br/download/com8s.htm

3. Fet

Simples e muito funcional, o Fet é um programa completo, no qual pode-se organizar os horários de trabalho, salas de aula, intervalos, alunos, matérias dadas e dados estatísticos. Por meio dele você pode controlar com facilidade seus grupos e salas.

Esta ferramenta pode ser baixada através do link a seguir: http://lalescu.ro/liviu/fet/download/fet-5.28.4.exe

4. JClic

O JClic é formado por um pacote de aplicativos Java para aplicar testes em turmas de quaisquer níveis de escolaridade. Por meio da instalação, você estará apto a criar as avaliações e os alunos poderão fazê-las através de um player. Como é um sistema open source, você pode utilizar materiais preparados por outros professores também. Os exercícios são diversificados, como: palavras cruzadas, caça-palavras, preencha as lacunas, corrija as palavras erradas, entre outras atividades.

Acesse o link: http://jclic.softonic.com.br/

5. Edmodo

O Edmodo é um programa rico, que permite ao usuário criar miniblogs, armazenar e compartilhar arquivos, enviar SMS, compartilhar links e inserir vídeos. Este sistema também permite ao usuário elaborar um calendário de turmas e atividades. Pode-se visualizar documentos na plataforma do Word, PowerPoint e Excel, entre outros. O Edmodo permite aos usuários enviar recados que funcionam como e-mails, e até mesmo criar avatares!

Acesse: https://www.edmodo.com/?language=pt-br

6. FlashQard

Ideal para professores de idiomas ou educadores que gostam de utilizar imagens, com o FlashQard, como o nome já indica, pode-se criar flashcards, que são cartões com imagens, e organizá-los por categorias. Também é possível escrever anotações em seus cartões, e até criar testes, designando a resposta correta de cada flashcard.

Saiba mais em: http://sourceforge.net/projects/flashqard/

7. Break Out Plus

Esta ferramenta utiliza o Excel para criar testes de conhecimentos gerais. Desta forma, é possível testar o conhecimento de seus alunos, e até o seu próprio! Além disso, este programa possui um placar e um ranking, qualificando as perguntas por grau de dificuldade. É uma ótima alternativa para avaliar seus alunos de uma forma inusitada.

Faça o download em: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld42203.htm

8. Memopulse

O Memopulse é uma ferramenta online, utilizada por professores para trocar conhecimento sobre assuntos variados com outros membros da comunidade. Através da versão gratuita, é possível usufruir certos itens, criar, editar e compartilhar anotações.

Acesse: https://memopulse.com/

9. Mimosa Scheduling Software

O Mimosa Scheduling Software possui a versão gratuita Small School Edition. A primeira versão é voltada para instituições pequenas, ou professores com poucos alunos ou turmas pequenas, registrando o máximo de 100 estudantes. Por meio do Mimosa você pode organizar sua vida escolar, registrando turmas, alunos, horários, e em português!

Faça o download em:
http://www.mimosasoftware.com/download.html#free

10. Case Beta

O Case é uma plataforma que organiza e auxilia o professor, pois ajuda a calcular médias de atividades dos alunos. Por meio desta ferramenta, você terá acesso ao desempenho de seus alunos através de porcentagens. As médias podem ser calculadas, indicando inclusive a aprovação ou reprovação do aluno.

Baixe o programa em: http://www.baixaki.com.br/download/case.htm

Por intermédio da tecnologia, você educador pode facilitar seu dia a dia e também ministrar aulas mais atraentes, envolvendo seus alunos e transformando-os em atores de sua própria aprendizagem.

Quer saber mais sobre aulas dinâmicas usando tecnologia? Acesse http://www.evobooks.com.br/blog e obtenha mais informações!

Conheça um pouco sobre a EvoBooks